conhecendo um pouco da raça sphynx


Conhecendo a Raça sphynx
Veja opinião de criador,veterinário e tutor sobre a raça e
conhecendo um pouco da Raça sphynx
conhecendo um pouco da raça sphynx
conhecendo um pouco d raça sphynx
              avalie se esse gato se encaixa bem no seu estilo de vida.

                                                               
Vamos conhecendo um pouco da raça sphynx ,Apesar de a aparência do Sphynx ser,de fato,exótica,podemos dizer que eles já não causam mais a mesma estranheza de outros tempos.
A raça,que ganha popularidade entre gateiros no mundo,
conquista sua legião de fãs não só pela excentricidade de sua aparência. o temperamento do Sphynx támbem é altamente cativante.
A seguir,confira depoimentos de veterinário,tutores e criadores dessa raça,que já ocupa a oitava  posição no ranking de popularidade de 2017 da Cat Fanciers'Association,que integra
42 raças felinas.
                                                   
                                                        CRIADORAS DA RAÇA.
                                                                                                                                                               Vamos conhecendo um pouco da raça Segundo opinião de quem entende.
Há 8 anos,Janaina mirla costa  Galvão,do gatil Domus,de Bauru-SP,passou a se dedicar ao Sphynx
há cinco anos " A cada dia nos apaixonamos mais por eles" diz Janaina,que 
hoje possui 12 gatos da Raça Sphynx e apenas um persa,para ela, animação e doçura são as características mais marcantes da raça e foram responsáveis pelo inicio de sua criação.
" Em casa os chamamos de pacotinhos de amor.Estão sempre prontos para acompanhar seus donos
por toda parte. adoram explorar,brincar e conhecer novos lugares e pessoas,com as quais são sempre amistosos" descreve .para a criadora Ana luiza martins, do gatil Suryanamaskar,do rio de janeiro-RJ,que se dedica a raça Sphynx que desde 2006 e tem 11 felinos da raça,
o temperamento da raça também é seu destaque."Sphynx são adoráveis,apaixonantes e apaixonados,ou seja,um amor que mia",afirma 

Outro diferencial da raça são os miados.São gatos que gostam de conversar,criando miadinhos para cada situação,mais sem serem barulhentso." Os não castrados miam muito, mais os castrados são mais tranquilos.O som do miado è bem característico e audível.muito inteligentes,nos ensinam a entender tudo que querem,seja pelo olhar,pelo miado,etc." explica Ana luiza.Entre os diferenciais dessa raça, Janaina acrescenta que eles nao tem bigodes longos e a temperatura corporal deles é maior que a dos demais felinos, sendo mais quentinhos ao toque.
Como são curiosos,corajosos e adoram escalar,Janaina alerta sobre a importância de telar muito bem as janelas,além de proporcionar prateleiras e locais onde o Sphynx,possa subir e se exercitar " tudo vira brinquedo para um Sphynx,mais o que ele mais gosta  mesmo é de brincar com as varinhas e de perseguir objetos que se e movimento " diz." são felinos muito divertidos",atesta Ana luiza."quando temos um felino da raça Sphynx sorrimos e gargalhamos quase que diariamente.O perfil ideal para um dono de Sphynx é uma pessoas que goste de receber muito amor e atençao,pois nunca mais vai saber o que é ficar sozinha",finaliza Janaina.

                                                       OPINIÃO DE VET
conhecendo um pouco da raça sphynx
conhecendo um pouco da raça sphynx
     O primeiro contato de Joana wimblers, médica vetrinária especializada em gatos da clinica gente do bem ,de SP, com um da raça Sphynx foi a 6 anos." Atender esses animais ainda é um pouco raro", atesta a especialista,que se encantou tanto com esses peladinhos que agora tem um como PET , o pollo ,de 4 meses de idade ." são extremamente dóceis e dotados de beleza exótica",aponta.
quanto a saúde da raça,a veterinária aponta cardiomiopatia hipertrófica como a doença hereditaria mais presente e que exige controle por parte dos criadores."A mutação genética para esta condição no Sphynx ainda não foi identificada como aconteceu nas raças Maine Coon e Ragdoll, o que torna seu controle mais dificil",ressalta.Enquanto os estudos ainda avançam nessa ´área, a veterinária recomenda que criadores e tutores de Sphynx realizem exames ecocardiográficos anuais para detecção da presença ou não da doença a partir dos 2 anos do felino.
conhecendo um pouco da raça sphynx
conhecendo um pouco a raça sphynx

                                     EU TENHO UM PET EXÓTICO
.

conhecendo um pouco da raça sphynx
conhecendo um pouco da raça sphynx
Ter um gato da raça Sphynx em casa é uma experiência única, " não imaginava que eram gatos tão carinhosos,inteligentes e bem resolvidos.Gostam de todo mundo e de todos os bichos. São muito evoluidos",descreve a empresária Fabiana Ribeiro, de Sorocaba-SP,proprietária do café com Gato e tutora de dois Sphynx ,ofaruk de 1 ano e 4 meses,e a Milk, de 3 anos e 7 meses.Fabiana conheceu a raça pela internet e o primeiro contato que teve com ela foi em uma exposição de Gatos de raça em São Paulo."fui pra conhece-lo pessoalmente e foi amor a primeira vista!",conta a gateira que mesmo sendo alérgica a gatos,convive com 20 felinos no total,entre os que tem em casa e no café,aliás ,Milk fica no café."quando montei o café com Gato,sabia que o Sphynx não poderia faltar pois ele é muito desconhecido e incompreendido", destaca fabiana,que acha injusto a raça ser retratada em desenhos e filmes como sendo maus ou mascotes vilões quando, na verdade, são super dóceis"É a raça mais carinhosa e grudenta que conheci até hoje.os meus não gostam de ficar sozinhos,nos seguem pela casa e se jogam no colo de visitas",ressalta Fabiana que também tem Maine Coon,Ragdoll,American Shorthair,Bengal e persa.

Assim como todos os outros gatos."Sphynx dormem bastante.quanto mais frio, mais dormem E comem muito.Muito mesmo,acrescenta.contudo,nas poucas horas em que etão acordados,esses gatinhos são pura diversão.estão sempre prontos para uma brincadeira. costumo dizer que eles tem um pouco de gato,macaco e de cachorro. Brincam de pegar bolinha,me escalam e ficam no meu ombro",descreve a turismóloga Mônica Cooper,do Rio de Janeiro-RJ,que se encantou pela raça primeiro pela aparência exótica " se apaixonei por eles  no instante que vi uma foto pela internet.E diferente de algumas pessoas os achei lindos",conta a tutora dos Sphynx Djorge, de 2 anos, e Leocárdio ,de 5 meses.Ela que tambem tem outros 7 gatos SRD (sem raça definida,e uma Bambino,a juju,de 2 anos,todos convivendo em perfeita harmonia. Ela conta que seus Sphynx adoram se aconchegar nos gatos peludinhos para ficarem quentinhos.
O temperamento amoroso dose carente é outro destaque da raça segundo Mônica." Eles são muito apaixonados por pessoas. os meus chegam a me abraçar para dar beijinhos.quando chego do trabalho preciso dispor de um tempo para ficar com eles,pois querem atenção",relata Mônica.



Comentários