Adestramento para gatos ajuda? veja

Adestramento para gatos ajuda?


Atualmente, muito se fala sobre o adestramento de gatos. Condicionados como algumas pessoas fazem com os cães, os felinos cada vez mais realizam truques variados e obedecem aos seus tutores com excelência. Os gatos, por natureza, tendem a fazer aquilo que querem, da forma como querem, mas isso está mudando com o tempo, uma vez que estão cada vez mais próximos de nós e temos uma tendência a nos fascinar com todos os seres que fazem o que pedimos…
Felinos não tendem a seguir seus papais humanos de modo tão devotado como os cachorros e isso, na opinião de muita gente, é o que os torna animais tão incríveis. Queremos, nós, fazer com que os gatos se pareçam cada vez mais com os cachorros? Se sim, é difícil acreditar que isso um dia irá acontecer e mais do que isso: não valeria a pena tirar a essência de um para que se assimile com o outro…

Como adestrar um gato

É perfeitamente possível adestrar um gatinho, porém isso requer muita paciência, horas de dedicação e muito petisco e outros tipos de recompensa, como uma bela caçada ao seu brinquedo favorito.
Gatos que se frustram com a tarefa dificilmente a farão novamente, portanto é extremamente importante saber como conduzir o adestramento adequadamente e de uma maneira que seja atrativa para ele. Hoje existem diversos livros (inclusive de brasileiros) que falam sobre o tema e orientam os pais de felinos a ensinarem seus filhos de quatro patas.

Sempre que seu gatinho obedecer a um comando ou fizer um truque como você gostaria, fale em tom agradável com ele e ofereça um petisco ou faça com que ele brinque. Os gatos, quando perseguem algum objeto, simulam uma caçada real e devem sempre ser recompensados ao final com comida (porque é isso que aconteceria na natureza caso estivesse mesmo caçando um animal).
Felinos domésticos ainda têm seus instintos muito aflorados e a individualidade do animal e as particularidades de sua espécie devem ser levadas em conta a todo momento.

Educação e adestramento não são a mesma coisa

Educar um gato corretamente, por outro lado, é fundamental para a boa convivência com o bichano. Apesar de serem muito inteligentes e não precisarem ser educados quanto aos hábitos de higiene, por exemplo, eles precisam, sim, saber que não podem subir em cima da mesa de jantar e passar por cima dos pratos das visitas, assim como precisam ter noção de que não devem escalar a cortina e nem derrubar objetos das prateleiras.
Ter um pet educado facilita o dia a dia e torna a rotina mais harmoniosa na casa, livre de surpresas indesejáveis.

Comentários